Glúten: aprenda como cortar da alimentação

Com certeza você já deve ter escutado sobre o glúten e seus efeitos. Muita gente fica receosa com essa proteína e seus efeitos no corpo, principalmente porque termos como “glúten free” têm aparecido constantemente pelas redes sociais. Mas porque tirar o glúten da dieta e como fazer isso da melhor maneira?

O que é glúten?

É um conjunto de proteínas, o glúten é formado pela junção da gliadina com a glutenina. Essas proteínas são encontradas nos grãos de trigo, cevada e centeio. A função dele é deixar a massa mais elástica e resistente para quando for esticada e trabalhada.

Lembrando que o glúten é um componente natural e não produzido pelas indústrias, ele já está presente nos alimentos desde sempre.

Por que tirá-lo da alimentação?

O principal motivo para levar uma vida sem glúten são as doenças relacionadas a ele. Outro fator pela busca da dieta glúten free é a proposta de vida saudável que ela oferece. É possível alcançar a saúde e o corpo desejado cortando essa proteína, para um melhor e mais duradouro sucesso alie a dieta aos exercícios físicos.

É claro que ao deixar de consumir alimentos com glúten, você também deixa de ingerir outras proteínas e nutrientes que estão presentes naquele alimento. Por isso, para que o organismo não fique carente dessas substâncias, passe a incluir na sua dieta outros produtos que a completamente e deixe o seu corpo saudável. Veja mais no post "Farinhas para começar a cozinhar sem glúten".

Faz mal a saúde?

O glúten pode ser prejudicial à saúde de algumas pessoas, cerca de 1% da população possui doença celíaca. Para essas pessoas a proteína faz mal, pois não é bem aceita no organismo, causando vários efeitos.

O que se fala muito é em intolerância e alergia ao glúten, alguns organismos apresentam essas sensibilidades. O melhor tratamento é cortar a proteína da dieta, mas isso só deve ser feito sob a supervisão de um médico e acompanhamento com um nutricionista.

O glúten engorda?

Essa dúvida é constante para quem está em busca de uma vida fit e saudável. Se você parar de comer glúten vai emagrecer, mas isso nem sempre é sinal de saúde, por isso não se deve cortar o glúten antes de consultar seus médicos.

Existem marcas e receitas ótimas sem glúten que contém outras proteínas para supri-lo. Uma alimentação sem essa proteína pode ser mais saudável e auxiliar no emagrecimento, desde que feita da forma certa.

Alguns alimentos sem glúten

Frutas;

Legumes e verduras;

Carnes e peixes;

Farinha de arroz, mandioca, amêndoa, milho, feijão, ervilha, soja, inhame;

Arroz, milho, amaranto, araruta, trigo sarraceno, quinoa;

Amido de milho (popular maisena);

Tapioca;

Fécula de batata;

Polenta;

Sal, açúcar, chocolate em pó, cacau;

Gelatina;

Óleos, azeite, manteigas e margarinas.

Alguns alimentos com glúten

Trigo e todos os produtos derivados do trigo; Aveia; Centeio; Cevada; Farinhas e farinha de trigo; Pão, torrada, bolacha, biscoito, massas, bolos e pizzas; Cerveja; Salgadinhos; Gérmen de trigo, triguilho, sêmola de trigo; Ketchup, maionese, shoyu; Embutidos como salsicha e linguiça; Temperos industrializados; Cereais, barrinhas de cereais, xaropes; Molhos e condimentos industrializados; Alguns remédios; Vinagre de malte; Alguns molhos de salada; Feijão enlatado; Sorvete; Café aromatizado; Vodca; Alguns hambúrgueres vegetarianos; Nozes torradas; Alimentos empanados; Queijo processado; Batata congelada; Sopas industrializadas; Almôndegas industrializadas;

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