Retenção de líquidos: dicas para evitar esse mal

A retenção de líquidos é um inchaço que acontece quando há um excesso de fluidos no corpo. O líquido se acumula no sistema circulatório ou dentro dos tecidos e cavidades. As partes afetadas geralmente são pernas, braços, mãos, pés, tornozelos e barriga.

As mulheres são mais afetadas com esse problema do que os homens, mas ambos os públicos sofrem com frequência a retenção. Alguns fatores que causam a retenção de líquidos são:

  • Aumento da ingestão de sal;

  • Sedentarismo;

  • Sobrepeso e Obesidade;

  • Tabagismo;

  • Alimentação inadequada;

  • Bebidas alcóolicas;

  • Períodos de grande variação hormonal;

  • Problemas renais, cardíacos ou hepáticos;

  • Doenças da tireoide;

  • Remédios;

  • Reações inflamatórias.

Além das atividades físicas, existem outras coisas que você pode fazer para evitar o inchaço que estão diretamente ligadas a alimentação. Siga essas dicas:

1.Diminua a quantidade de sal

O sal é o grande vilão na luta contra a retenção de líquido, ele é uma combinação de cloreto e sódio. O sódio liga-se a água no corpo e impede que ela entre ou saia das células. Quanto mais alimentos processados ingerirmos, mais a quantidade de sal também. Não é recomendado que adultos consumam mais de 2400 mg de sódio diariamente.

2.Consuma alimentos ricos em potássio

O potássio ajuda a enviar os sinais elétricos que mantém o corpo funcionando, ele beneficia a saúde do coração. Os alimentos que são ricos em potássio ajudam a eliminar o inchado de duas maneiras: diminuindo os níveis de sódio no organismo e aumentando o nível de urina. As bananas são um exemplo desses alimentos.

3.Beba mais água

As pessoas acham que pelo inchaço ser causado por um acumulo de líquidos a água vai piorar a situação, não é bem assim que acontece. A água libera toxinas que impedem o excesso de acúmulo de fluidos, ela é um remédio e tanto para a retenção de líquidos.

4.Evite os carboidratos refinados

Os carboidratos refinados elevam o nível de açúcar e insulina do corpo, quando isso acontece o organismo mantém o sódio e a água. Eles estão presentes em açucares refinados e grãos, reduzir esses alimentos ajuda a reduzir o inchaço.

5.Consuma alimentos diuréticos

Adicione a sua dieta os alimentos diuréticos, eles ajudam na eliminação do excesso de água. Alguns deles são: urtiga, dente-de-leão e salsinha.

#retençãolíquidos #inchaço #dieta #carboidratos #fruta #açucar

2015 © Equilibrar Comendo - Todos os direitos reservados.

Posts Recentes
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Arquivo
Pesquisar por tags
Nenhum tag.
Siga-nos
  • Branca Ícone Instagram
  • Facebook Limpa
  • YouTube Limpa