Você sabe a diferença dos açucares?

Sabemos que existem diversos tipos de açúcar, mas ainda ficamos perdidos quanto as suas diferenças. O que muda sua quantidade de nutrientes, cor, gosto e aspecto são as etapas que ele passa até chegar as prateleiras dos mercados. Quanto mais escuro for o açúcar, mais sais minerais e nutrientes ele possui. A maioria dos açucares são feitos a base de cana.

Demerara

Esse é um dos açucares mais caros, ele chega a passar por um leve refinamento, mas não recebe nenhum aditivo químico. Seu valor nutricional é alto e sua cor marrom claro lembra o açúcar mascavo.

Frutose

Esse açúcar é extraído das frutas e do milho, apesar de ser natural ele quase não possui vitaminas. A frutose não precisa de nenhum aditivo, mas adoça 30 vezes mais que o açúcar comum.

Mascavo

O açúcar mascavo é extraído depois do cozimento da cana-de-açúcar, sua forma é bruta, escura e úmida. Ele não passa pela etapa de refinamento, o que mantem seus nutrientes. Seu sabor lembra o da cana e de melaço.

De confeiteiro

É o açúcar perfeito para fazer glacês e coberturas, seus grãos são tão fininhos que parecem com talco. O seu refinamento é sofisticado, depois de peneirado é adicionado amido de arroz, milho ou fosfato de cálcio para mantes os cristais separados.

Cristal

Seus grãos de cristal são grandes, transparentes e difíceis de serem dissolvidos na água. O processo de refinamento é leve, mas tira cerca de 90% das suas vitaminas. É comum encontrar esse tipo de açúcar nas receitas culinárias.

Refinado

É o mais comum de se ter em casa, ele é fininho e branquinho. Seu processo de refinamento conta com aditivos químicos, como o enxofre. Algumas vitaminas podem se perder durante o processo.

Light

O açúcar light é uma combinação do açúcar refinado com adoçantes artificiais. Ele é feito para ser consumido em menor quantidade, 2 gramas de açúcar light equivalem a 6 gramas do açúcar refinado normal. É menos calórico e possui maior poder adoçante.

Orgânico

Ele não utiliza ingredientes artificiais, portanto é diferente de todos os outros. Seus cristais são mais grossos e escuros, geralmente seu preço é mais alto nos mercados.

#açúcar #alimentação #alimentaçãosaudavel

2015 © Equilibrar Comendo - Todos os direitos reservados.

Posts Recentes
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Arquivo
Pesquisar por tags
Nenhum tag.
Siga-nos
  • Branca Ícone Instagram
  • Facebook Limpa
  • YouTube Limpa