Hora do lanche: o que as crianças devem levar na lancheira?

Engana-se quem pensa que o lanchinho que as crianças levam para a escola não tem como ser saudável, com um pouquinho de esforço e criatividade transformar a lancheira do seu pequeno em uma refeição cheia de nutrientes é fácil! Geralmente o lanche da criança é feito as pressas e acaba sendo uma bolachinha ou bisnaguinha com suco industrializado. Esse lanche é parte fundamental da alimentação das crianças e deve ser tão valorizado quanto o almoço.

O lanche ideal varia conforme o horário que a criança estuda. Se for de manhã não precisa de tanta coisa, pois logo ao meio dia o pequeno já vai almoçar. Se for durante a tarde os pequenos tendem a sentir mais fome, precisando de um lanche mais completo. O básico que uma lancheira deve ter é um alimento de cada grupo alimentar, como proteína, fruta, carboidrato e uma bebida.

Frutas

É de extrema importância que as crianças consumam fruta, a hora do lanchinho é uma ótima oportunidade para incentivar esse hábito. As frutas para a hora do lanche na escola devem ser práticas de a criança consumir, que não tenham que cortar e que possam ser facilmente descascadas. Opte por frutas da estação, elas possuem menos agrotóxicos e costumam ser mais baratas.

Iogurte

Eles são quase regra no lanche das crianças, são fonte de cálcio e vitaminas necessárias para o crescimento. As crianças amam iogurtes, o que torna mais fácil inclui-los na alimentação. Prefira os que não contém muito açúcar e ingredientes artificiais.

Água

A garrafinha de água pode ir fora da lancheira para que o pequeno vá tomando durante a aula, a hidratação é fundamental em todas as idades e deve ser incentivada desde cedo.

Carboidrato saudável

O carboidrato dá energia as crianças, você pode trocar alimentos de farinha branca por alimentos integrais. Pães, bolos, cookies e biscoitos na opção integral são ótimos para compor o lanche do pequeno, eles são ricos em fibras e pobres em açúcar e gorduras.

Cenoura baby e tomate cereja

Esses dois chamam a atenção por seu tamanho, são pequenos, deliciosos e combinam com o lanche das crianças. Você pode incluir uma dessas duas verduras na lancheira junto com um pãozinho integral, são saudáveis e bonitas para chamar a atenção da criança.

Suco de fruta natural

Troque os sucos industrializados que são cheios de açúcar e corante pelos naturais feitos em casa. Armazene em uma garrafa térmica para manter o suco fresquinho, se tiver a opção de guardar o suco na geladeira da escola é melhor. Não mande refrigerantes no lanche da escola, deixe apenas para nos fins de semana ou eventos especiais.

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