4 tipos de exercícios físicos fáceis e sem nenhum custo

A atividade física consiste no gasto da nossa energia para a movimentação do corpo ao realizar algum exercício, seja ele em grupo ou individual. Já foram comprovados vários benefícios relacionados ao hábito de praticar quaisquer exercício físico. Nos dias atuais, há muitos pessoas que costumam fazer exercícios pelo bem estar, pela vaidade de ter um corpo bonito, pelo bem à saúde ou, até mesmo, para conquistar campeonatos esportivos.

1 - PULAR CORDA – Para quem não possui bicicleta ou esteira, pular corda é uma excelente opção de exercício aeróbico. É possível perder 180 calorias em 15 minutos, o que equivale a 1 hora de caminhada. Esse exercício fortalece os membros inferiores (coxa e panturrilha) e os ossos.

Dicas na hora de pular corda:

• Opte por roupas que evitam o suor e que sejam confortáveis. Quanto ao tênis, para evitar lesões nas articulações, use aqueles que possuam amortecimento que suportem o impacto dos pulos;

• Mantenha sempre o corpo reto, olhando para frente;

• Comece a pular com os dois pés e, na hora de aterrissar, faça isso com a parte da frente dos pés. Pule com as pernas estendidas e aterrisse com os joelhos dobrados;

• Inicie com 10 minutos de atividade e não se preocupe, o ritmo e coordenação vêm com o tempo e a prática.

2 – ANDAR DE PATINS – Para quem pensa que essa atividade física é só brincadeira de criança, se engana. Assim como a corrida, andar de patins dá mais força aos músculos dos membros inferiores, bem como ao abdômen e aos glúteos. Já na primeira hora, essa prática que mistura exercício com diversão queima de 500 a 800 calorias.

Dicas na hora de patinar:

• Procure um professor. Há diversas empresas que dão aulas de patins nos parques, ensinando desde os primeiros passos até manobras mais elaboradas.

• Cuide do seu equilíbrio. Divida o peso do corpo entre pernas. Se apoiar na parede ou corrimão ajuda a criar confiança e a trabalhar o equilíbrio.

• Utilize os equipamentos de segurança adequados, como joelheira, munhequeira, cotoveleira e capacete para evitar traumas.

3 - CORRER - A corrida ainda é um dos esportes que mais conquista adeptos em todo o mundo. A prática da modalidade na rua traz benefício para a saúde, dentre eles estão:

Reduz a gordura corporal

Melhora a ansiedade e tensão

Melhora da qualidade do sono

Melhora capacidade cardiovascular e pulmonar

Melhora os níveis de colesterol

Melhora a força de membros inferiores

Auxilia na redução da osteoporose

Diminuição da pressão sanguínea;

Dicas para quem vai correr:

• É importante realizar o treino sem abusar demais do coração, fôlego ou frequência cardíaca. Ou seja, é preciso manter um ritmo que se consiga conversar durante a caminha ou corrida do começo ao final do seu treino.

• Antes e depois do seu treinamento, dedique de 10 a 15 minutos para alongar seus músculos. Além disto, antes de começar, você dever fazer 20 rotações de um lado e depois do outro nas principais articulações do seu corpo (tornozelo, joelhos, quadris, ombro e pescoço).

4 - ANDAR DE BICICLETA - É uma atividade física prazerosa que traz inúmeros benefícios à saúde. Ao pedalar, liberamos endorfina que contribui para o relaxamento muscular e mental, proporcionando uma sensação de bem-estar e diminuindo o estresse do dia a dia.

Dicas para quem vai andar de bicicleta:

• Para começar o aprendizado, você deve estar confortável em sua bike. Com o tempo, você vai se aperfeiçoando. No começo, percorra distâncias curtas.

• É mais divertido quando se tem alguém para conversar durante o passeio, então convide aquele amigo para se exercitar junto. Vocês podem trocar experiências e conhecimentos durante a pedalada e ainda um pode ajudar o outro quando for necessário.


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