Suco detox: conheça a importância desse agente na dieta


Muito já se ouviu falar no tal suco detox, mas pouca gente sabe como ele realmente funciona. A fim de desmistificar esse importante agente no emagrecimento e na prevenção de doenças, trouxemos referências que podem ajudar você a entrar no ritmo do verão. Com receitas leves e fáceis de preparar, suas férias podem ser leves e refrescantes com o auxílio de um bom suco. Veja a seguir como introduzir o detox na sua rotina:

O que é?

É uma bebida a base de frutas e hortaliças, também conhecida como suco verde. Recebe esse nome devido à quantidade de clorofila, componente presente em todos os vegetais. É esse pigmento que facilita a “limpeza” ou “desintoxicação” do fígado (órgão responsável pela excreta de toxinas do organismo).

Existem vários tipos e com os mais diversos benefícios, variando de acordo com o que você inclui no suco. É considerada também uma bebida rica em vitaminas e minerais, além de ser deliciosa e refrescante. Alguns dos benefícios são: a diminuição dos sintomas pré-menstruais e do cansaço, a melhora na enxaqueca, no sono e no humor, o auxílio na digestão, a redução de medidas; a ajuda na memória e o fato de ser diurético.

O mais indicado é a ingestão em jejum e esperar pelo menos duas horas para ingerir demais nutrientes. Como o suco fica bem grosso, ele vai sustentar você pelo tempo determinado até o café da manhã propriamente dito. Isso porque o seu organismo, quando em jejum, absorve tudo o que você coloca pra dentro. Assim, se só tiver o suco pra absorver, todos os nutrientes, vitaminas e minerais dele serão absorvidos.

Suco digestivo – Auxilia na digestão dos alimentos ao longo do dia. Ingredientes: abacaxi, erva-doce, limão e adicionais.

Suco que queima gordura – Auxilia a queima de gordura. Ingredientes: linhaça dourada, ameixa-preta seca, abacaxi e adicionais.

Suco para desinchar o corpo – Auxilia no combate ao inchaço. Ingredientes: chia, pepino, maçã e adicionais.

Suco desintoxicante – Auxilia na limpeza do organismo. Ingredientes: cenoura, salsinha, linhaça e adicionais.

Suco antioxidante – Ajuda a manter a saúde, beleza e juventude. Ingredientes: morango, framboesa, amora e adicionais.

Suco diurético – Auxilia na eliminação de líquidos. Ingredientes: pepino, hortelã, maçã e adicionais.

Suco energético – Auxilia aumentando a energia. Ingredientes: gengibre, pimenta, limão e adicionais.

Modo de preparo

  • Verduras: couve, salsinha, hortelã, salsão, hortelã, agrião, espinafre (escolha até dois);

  • Legumes: cenoura, pepino, tomate (escolha até dois);

  • Frutas: limão, maçã, abacaxi, laranja, maçã verde, pera, kiwi, morango, framboesa, amora, melancia (escolha até dois);

  • Líquidos: chá de dente de leão, água de coco, chá de erva doce, água mineral, suco de limão, suco de laranja (escolha apenas um);

  • Sementes: chia, linhaça dourada, linhaça (escolha apenas um);

  • Raízes: gengibre (escolha apenas um);

  • Brotos: alfafa (escolha apenas um).

Passe os ingredientes na centrífuga e junte ao suco de limão e à água de coco (ou bata tudo no liquidificador). Beba sem coar. Utilize sempre pelo menos dois ingredientes de cada, exceto onde especificado. Todos os legumes e frutas vão para a centrífuga com casca. O que não pode faltar no seu suco é a couve, ela é a responsável pela maior parte dos benefícios.

(Texto adaptado do portal Emagreça Com Disposição)


2015 © Equilibrar Comendo - Todos os direitos reservados.

Posts Recentes
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Arquivo
Pesquisar por tags
Nenhum tag.
Siga-nos
  • Branca Ícone Instagram
  • Facebook Limpa
  • YouTube Limpa