Alimentos que podem prejudicar na dieta: tudo sobre o consumo moderado


Saber quais alimentos e horários são os mais adequados para o consumo é imprescindível para o sucesso de qualquer dieta. Isso faz com que seja necessário introduzir mais produtos hortifrúti no seu cardápio, dar ênfase para alimentos ricos em vitaminas e sais minerais, além de realizar substituições para uma dieta equilibrada, diminuindo assim o índice de elementos indesejados no sangue, como gorduras saturadas e açúcares refinados.

O resultado final vale à pena. Com pequenas modificações na rotina, é possível sentir os benefícios em seu corpo, como quando as roupas alargarem e a disposição aumentar consideravelmente. Em grande parte o efeito é sentido de modo físico, porém, quando a perda de peso não acompanha a mudança dos hábitos, é comum que as pessoas se perguntem onde estão falhando. Acredita que um destes fatores pode estar presente na sua lista de compras?

GRANOLA

O misto de cereais trás grande fonte de energia para quem o consome, porém é necessário lembrar que ele também contém açúcares. Então, o ideal é explorá-lo numa versão diet/light. Cerca de 100g representam 421 calorias. De acordo com a dieta dos pontos, meia xícara é equivalente a quatro pontos. O mais aconselhável é consumir, por dia, 25g da mistura. Dê prioridade por ingeri-la no desjejum, a fim de ter um dia inteiro para eliminar tais calorias.

ÁGUA SABORIZADA

É de extrema importância, tanto para a dieta quanto para a saúde, a ingestão de água no organismo. Ela é responsável por trazer nutrientes às células e limpar o corpo, além de contribuir para que os sistemas digestório e excretor funcionem perfeitamente. A recomendação é que se tome cerca de 2 litros, entre água e outros líquidos, ao dia. Por esse motivo, muitas pessoas acabam ingerindo em excesso águas de sabor. Feitas a partir de frutas selecionadas, elas contém adoçantes e outros elementos nocivos à dieta. Dois copos por dia do preparo são suficientes.

SALADAS TROPICAIS

A salada é sempre uma ótima opção, principalmente nos dias mais quentes do ano, por ter em sua composição alimentos leves e frescos. Porém, aquelas que já vêm temperadas com molhos industrializados e demais acompanhamentos, devem ser restringidas. Geralmente, elas contêm alto índice de calorias e gorduras indesejáveis. Leve em conta montar um prato de folhas verdes e outras verduras crocantes, como pepino e palmito, temperado com molho feito na hora e acompanhado de um tipo de carne branca.

AÇAÍ

O fruto característico da região norte é bastante procurado, principalmente por atletas. Mesmo sendo rico em nutrientes, o maior contraponto ao açaí está no número de calorias – são 248 calorias a cada 100g. Cerca de 300ml de açaí é equivalente a 2 pontos, enquanto a tigela (com banana e demais ingredientes) representa 4 pontos. Os acompanhamentos podem fazer da fruta ainda mais calórica. O indicado é consumi-la in natura, em uma taça de 50g.

SUSHI

Mesmo incluindo vegetais e frutos do mar, o sushi é feito basicamente de arroz, contendo, em alguns casos, opções bastante calóricas – e até fritas. Possui de 20 a 45 calorias um rolinho. Independente do peixe, cada unidade equivale a 1 ponto. Restrinja sua consumação a até quatro unidades, para que se possam experimentar as demais opções do menu oriental.

REFRIGERANTE LIGHT

Este tipo de refrigerante não apresenta calorias, porém, chama atenção para um elemento que pode ser altamente prejudicial: o adoçante. De acordo com a ingestão de adoçantes, crescente também será a vontade por consumir doces. Estudos indicam que o efeito exercido pelo componente sobre as papilas gustativas, faz com que elas sejam mais estimuladas a receber o gosto doce.

BARRAS DE CEREAIS

As barras são opções bastante indicadas para lanches intercalados, porém apresentam, em média, 100 calorias, necessitando assim de certa restrição. Aquelas que trazem cobertura espessa de chocolate, geralmente possuem o maior índice de calorias. Variando de acordo com a fabricante das barras, a escala pode ir de 0 a 3 pontos.


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