A alimentação ideal para atividades físicas intensas


Quem pratica atividades físicas intensas precisa de uma alimentação controlada, que proporcione a força necessária para realizá-las e apresentar um bom desempenho. Além disso, quando o treino é aliado a uma dieta balanceada e equilibrada, irá proporcionar uma melhor qualidade de vida.

Lembre-se sempre: usar apenas alguns dias antes de competições para realizar a sua dieta não vai adiantar e também não vai preparar o seu corpo o suficiente para vencer um desafio. O ideal é que você tenha um programa alimentar onde carboidratos, proteínas, lipídios, vitaminas e minerais estejam equilibrados sempre. Acompanhe algumas dicas importantes:

– A hidratação é fundamental. O ideal é que no dia anterior de um competição, por exemplo, o indivíduo esteja devidamente hidratado. Ingerir 500ml de água por volta de 2 horas antes da prova/exercício e 150ml cerca de 15 minutos antes também é uma dica valiosa.

– Cerca de 40 a 60 minutos antes da prova/exercício deve-se ingerir carboidratos de baixo a médio índice glicêmico. São eles sucos de frutas, frutas in natura, massas integrais, etc. Em dias de prova, o uso suplementos deve ser orientado pelo nutricionista, mas o uso de carboidratos em gel 5 minutos antes da atividade pode trazer benefícios.

– A alimentação durante a prova vai depender do tempo de duração da mesma. Se for com até 60 minutos, a hidratação com água é suficiente. Geralmente, os organizadores de provas disponibilizam água e uma equipe médica para qualquer eventualidade. Se o tempo for maior que 60 minutos, além da água, é uma boa pedida os repositores hidroeletrolíticos + carboidratos. A ingestão deve ser pausada, com pequenos goles, para não gerar desconforto.

– Para evitar perdas de massa magra deve-se comer logo após a prova/exercício. Uma refeição com carboidratos de alto índice glicêmicos (banana, melancia, pão branco, mel, etc) associados a uma fonte proteica (queijos, carnes magras, ovos, etc). O Whey Protein pós-treino é uma opção de proteína, mas, lembrando que o uso de suplementação deve ser acompanhada pelo nutricionista.

– Sendo atletas profissionais ou amadores, quem quer praticar atividades como corrida de rua, corrida de orientação, pedal, triathlon, etc, que exigem muito do corpo, deve ter hábitos saudáveis. Cigarro, bebidas alcoólicas em excesso, frituras e embutidos devem ser evitados, não só para as provas, mas para a vida. Ingerir mais alimentos ricos em antioxidantes, fontes de ácido ascórbico, de potássio e dormir bem é fundamental para um bom rendimento do exercício.

Agora escolha uma atividade que lhe dê prazer, associe a bons hábitos alimentares, tenha um estilo de vida saudável e, por consequência, tenha um corpo incrível e uma saúde inquestionável! :)

#nutrição #saúde #treinos #atividadesfísicas

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