Como manter a dieta no fim de semana?


O fim de semana pode ser fatal para a dieta. Segundo um estudo feito pela Universidade de Harvard, basta a ingestão de algumas calorias a mais no fim de semana para o corpo voltar a ganhar alguns quilinhos. Ou seja, se você exagera no chocolate e na bebedeira, está correndo um sério risco de ver o ponteiro da balança estacionar. Para não deixar que isso vire um obstáculo, fique atento a estas dicas:

1. Na hora da reunião com os amigos depois do trabalho, invista em sucos de fruta, petiscos de queijo branco, sanduíches de ricota e canapés de vegetais. Escolha apenas um dos dias da semana para beber e controle bem a quantidade.

2. As comidas do fim de semana costumam ser hipercalóricas: lasanha, pizza, churrasco, petiscos gordurosos e ainda acompanham a falta de atividade física (já que poucas pessoas malham no sábado e domingo), isso dificulta a eliminação dos excessos. Sendo assim, o ideal é sair para dar uma caminhada no fim da tarde. :)

3. Se for sair pra jantar fora, peça uma salada verde levemente temperada de entrada. As fibras ajudam a saciar a fome com mais rapidez. Na hora de escolher o prato principal, evite os pratos com vários carboidratos (como arroz com batata) e prefira sempre as carnes grelhadas ou assadas acompanhadas de legumes.

4. Se o café da manhã for na padaria, prefira sempre os sucos de frutas com sanduíche natural ou alguns pães de queijo pequenos com um suco de laranja. Evite os achocolatados, os bolos e as geleias açucaradas. As mesmas dicas valem para o lanche a tarde!

5. No cinema, uma porção pequena de pipoca com manteiga está permitida! Mas quem está disposto a resistir a tentação pode optar por chips de frutas ressecadas como maçã, banana e manga ou os cookies integrais.

6. A melhor opção sempre é fazer as seis refeições diárias bem equilibradas para não sentir muita fome. Se a vontade de assaltar a geladeira for enorme, coma uvas, morangos ou ameixas.

7. Escolha apenas uma refeição “livre/lixo”. Assim, você não ultrapassa tanto a cota de calorias e mata a vontade dos alimentos proibidos. Prefira fazer esta refeição na hora do almoço, já que durante o sono o metabolismo fica mais lento e os excessos alimentares são estocados como gordura.

Agora respire fundo e segure a onda! Afinal, o fim de semana corresponde a quase 30% da sua semana. Não vá colocar tudo a perder! Seja mais fortes que as suas desculpas e bom apetite!


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