Aprenda a montar a sua salada

É comum que depois de algum tempo comendo salada, as pessoas comecem a enjoar. Isso acontece porque o prato não está sendo montado corretamente. Por isso, nesse post nós ensinaremos como montar uma salada saborosa e saudável do jeito certo, pra não enjoar nunquinha! :) E depedendo dos ingredientes que você escolher, ela pode ser considerada uma refeição completa!
Dá uma olhada nessas dicas:
1. A BASE
A dica é usar sempre um ou mais tipos de folhas. A preferência deve ficar com as mais escuras ou arroxeadas, pois essas são as mais ricas em nutrientes. Dá para utilizá-las cruas ou cozidas no vapor.
2. VEGETAIS
Você pode abusar das cores e sabores dos vegetais, que também podem ser crus ou cozidos no vapor.
3. PROTEÍNAS
A proteína é fundamental para que sua salada torne-se uma refeição completa! Você pode incluir frango desfiado, ovo cozido, atum light, salmão defumado, carpaccio de carne, rosbife, queijo branco, cottage, mussarela de búfala ou tofu.
4. GRÃOS
Esse item é o enriquecedor da sua salada, mas lembre-se: você não deve abusar deles! Cerca de 1 a 2 colheres de sopa já são suficientes! Aqui entra a quinua cozida, o feijão azuki, o feijão branco, a lentilha, o grão de bico, o edamame ou a soja.
5. CARBOIDRATO
São os carboidratos que nos fornecem energia e isso é o que os torna tão importantes em uma refeição completa. Porém, os grãos também contém carboidratos, por isso não devemos abusar nas quantidades, mas sim utilizá-los de acordo com a dieta. Caso você vá jantar muito perto da hora de dormir, a dica é que você evite os carboidratos.
6. GORDURAS BOAS
As gorduras boas são extremamente nutritivas, importantes para a saúde e ainda ajudam a proporcionar mais saciedade. Inclua 1 colher de sopa de uma delas ou faça um mix: semente de girassol, semente de abóbora, chia, linhaça ou castanhas.
7. TEMPERO
É no tempero que as pessoas costumam errar ao montar a salada! Se você fizer uma salada maravilhosa e temperar com maionese, não valerá de nada. Na verdade você deve apostar em temperos naturais, como ervas e bases sem gordura. Limão, mostarda, azeite extra virgem, vinagre balsâmico, iogurte desnatado natural, cottage zero, ervas secas e frescas e pimenta do reino são alguns exemplos.
Agora ficou fácil, né? Aproveite!