Aprenda a montar a sua salada


É comum que depois de algum tempo comendo salada, as pessoas comecem a enjoar. Isso acontece porque o prato não está sendo montado corretamente. Por isso, nesse post nós ensinaremos como montar uma salada saborosa e saudável do jeito certo, pra não enjoar nunquinha! :) E depedendo dos ingredientes que você escolher, ela pode ser considerada uma refeição completa!

Dá uma olhada nessas dicas:

1. A BASE

A dica é usar sempre um ou mais tipos de folhas. A preferência deve ficar com as mais escuras ou arroxeadas, pois essas são as mais ricas em nutrientes. Dá para utilizá-las cruas ou cozidas no vapor.

2. VEGETAIS

Você pode abusar das cores e sabores dos vegetais, que também podem ser crus ou cozidos no vapor.

3. PROTEÍNAS

A proteína é fundamental para que sua salada torne-se uma refeição completa! Você pode incluir frango desfiado, ovo cozido, atum light, salmão defumado, carpaccio de carne, rosbife, queijo branco, cottage, mussarela de búfala ou tofu.

4. GRÃOS

Esse item é o enriquecedor da sua salada, mas lembre-se: você não deve abusar deles! Cerca de 1 a 2 colheres de sopa já são suficientes! Aqui entra a quinua cozida, o feijão azuki, o feijão branco, a lentilha, o grão de bico, o edamame ou a soja.

5. CARBOIDRATO

São os carboidratos que nos fornecem energia e isso é o que os torna tão importantes em uma refeição completa. Porém, os grãos também contém carboidratos, por isso não devemos abusar nas quantidades, mas sim utilizá-los de acordo com a dieta. Caso você vá jantar muito perto da hora de dormir, a dica é que você evite os carboidratos.

6. GORDURAS BOAS

As gorduras boas são extremamente nutritivas, importantes para a saúde e ainda ajudam a proporcionar mais saciedade. Inclua 1 colher de sopa de uma delas ou faça um mix: semente de girassol, semente de abóbora, chia, linhaça ou castanhas.

7. TEMPERO

É no tempero que as pessoas costumam errar ao montar a salada! Se você fizer uma salada maravilhosa e temperar com maionese, não valerá de nada. Na verdade você deve apostar em temperos naturais, como ervas e bases sem gordura. Limão, mostarda, azeite extra virgem, vinagre balsâmico, iogurte desnatado natural, cottage zero, ervas secas e frescas e pimenta do reino são alguns exemplos.

Agora ficou fácil, né? Aproveite!


2015 © Equilibrar Comendo - Todos os direitos reservados.

Posts Recentes
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Arquivo
Pesquisar por tags
Nenhum tag.
Siga-nos
  • Branca Ícone Instagram
  • Facebook Limpa
  • YouTube Limpa